Quando envolve algo com orbitais e spins já fico aterrorizada. É tudo tão teórico que dá pra esquecer facilmente. Então eu meio que decorei o que mais cae no vestibular, que são a ligação σ (sigma) e π (pi). Cada uma se refere a um tipo de orbital hibridizado. Uma ligação simples é formada de um sigma, já a dupla tem um sigma e um pi, e a tripla tem um sigma e dois pi. Lendo só esse começo não dá pra entender nada, né? Mas vamos prosseguindo, que talveeez você entenda (se não entender, guarda isso aqui que é sucesso!)
Quando ocorre uma ligação covalente, há o compartilhamento de elétrons, certo? Neste compartilhamento, os orbitais dos elementos em questão acabam ficando intercalados, ou interpenetrados, o que podemos chamar de overlap. Ou seja, ocorre uma fusão entre esses orbitais. O que veremos agora são os orbitais do Carbono, o que mais cai no vestibular:
Hibridização sp3
O carbono tem dois orbitais incompletos (o último não conta porque não tem nenhum elétron lá), logo deveria fazer duas ligações. Mas na verdade ele faz quatro. COMO LIDAR COM VOCÊ QUÍMICA QUERIDA?
Para isso a teoria de que estamos falando foi criada :)
No carbono existem três hibridizações: sp, sp2 e sp3.
A mais simples é a sp3, que ocorre, no Metano (CH4)
Esse é a representação do elétron do Hidrogênio. O orbital está incompleto, faltando um elétron, logo ele faz uma ligação somente. Mas o carbono só tem duas ligações disponíveis, e precisa de quatro pra que consiga o sonhado octeto? O que ele faz? Lances trombadinhas que todos esquecem na hora do vestibular, é claro...
O elétron de um subnível mais interno do átomo recebe energia para que ele mude de subnível, uma espécie de promoção. Assim, ele passa para o terceiro orbital, completando-o de acordo com a regra de Hund. Assim, a camada de valência fica toda linda com quatro orbitais incompletos. Pronto! (Vishe, eu entendi agora! :O). É chamado de hibridização sp3 pois estão envolvidos um orbital "s" e três "p", e a ligação originada se chama sigma. RELACIONADO A GEOMETRIA TETRAÉDRICA.
Hibridização sp2
Não difere muito do sp3, a única diferença é que um orbital é "reservado" para que a dupla aconteça. Uma ligação dupla é ilustrada quando dois orbitais se tocam pelas duas extremidades, como podemos ver nesta imagem:
Ocorre o processo da "promoção" do elétron de um subnível mais interno, tudo normal. A diferença é que um orbital (o antissocial, certamente -n) não se hibridizará com os demais, enquanto os outros três ficarão juntos.
Então em uma hibridização sp2, temos um carbono que tem 3 ligações sigma e 1 pi. RELACIONADO A GEOMETRIA TRIGONAL PLANA.
Hibridização sp
A mesmíssima coisa, só que em vez de um, dois orbitais não serão hibridizados. Então ele fará duas ligações sigmas e duas pi, existindo a possibilidade de ocorrer duas ligações duplas ou uma simples mais uma tripla.
A parte mais chata e ao mesmo tempo fascinante da ciência é o fato de ela ser construída praticamente toda em cima de teorias; talvez futuramente venha um cientista e fale que está tudo errado, mas paciência, né '-'
Fonte: Brasil Escola e apostila do Poliedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário