domingo, 23 de fevereiro de 2014

Cirurgia Remoção de Safena - Detalhes e Recuperação


Oi gente! Uma das minhas metas pra 2014 era fazer a cirurgia de remoção da minha veia safena esquerda. Os médicos constataram que a dita cuja não estava fazendo o seu devido trabalho, e recomendaram a cirurgia o quanto antes possível. Como estou me mudando de cidade, resolvi fazê-la de uma vez (já expliquei em um post por aí). Mas procurando na internet sobre o pós operatório, percebi uma carência de conteúdo sem ser totalmente médico, sabe? Nem ia postar algo sobre ela, mas espero que seja útil para alguém que esteve na mesma situação que eu :)

De começo, já tinha más impressões; minha mãe já fez a mesma cirurgia e sofreu horrores com a anestesia e todo mundo falava que era o cão. E ainda por cima foi minha primeira cirurgia, a anestesia mais foda que eu tomei foi a local de dentista, kkkk. Por isso quase arreguei, adiando sem parar até que conversando com a mamis e o médico resolvi fazer de vez. Marcamos para o dia 23 de janeiro, uma quinta-feira há exatamente um mês. Fiz os exames necessários para o pré-operatório (no caso o Doppler e exame de sangue) e foi recomendado que eu ficasse de jejum por doze horas antes de ir fazer a cirurgia, marcada para as sete da manhã.

Cheguei um pouco atrasada (era pra eu ter chegado meia hora antes, hihihi), mas deu tudo certo. A enfermeira (muitíssimo gente boa, por sinal) pediu que eu trocasse de roupa e fui a pé mesmo pra sala de cirurgia. Deitei na cama e já começaram com os procedimentos: Tomei um pouco de soro direto na veia com aquele negócio apavorante e incômodo de plástico que eles colocam no braço, mediram a pressão, me ligaram as máquinas de coração, etc (esse é só aquele prendedor, relaxem) e o médico passa um aparelho infravermelho?, acho que pra ver a localização das veias. Depois disso aplicaram via intravenosa um breguete que fez eu dormir NA HORA. Não vi nada da anestesia, nada, sério. Embora a enfermeira disse que eu estava dopadíssima e fiquei falando um monte de merda do tipo "Vai doeeeer meu Deus!!". Não lembro de absolutamente nada, mas queria que tivessem gravado :P

Acordei algumas vezes durante o procedimento, mas estava tão dopada que voltei a dormir rapidinho. No final eles levam para uma outra sala onde fiquei em observação por uma hora antes de ir para o quarto, no qual tive que ficar até o fim do dia. A cirurgia durou mais ou menos duas horas.

No quarto só sabia dormir por mais duas horas. O efeito da anestesia vai passando, aí que a dor louca começa HAUSHAU (mentira). Mas senti mais na região das costas por ficar tanto tempo deitada, as pernas estão tão enfaixadas que nem dá pra sentir nada por lá. UMA COISA MUITO IMPORTANTE: Nessas horas depois da cirurgia, NUNCA, nunca mesmo, fique de travesseiro. É fundamental que você fique deitada reta na cama por causa da anestesia geral, pelo menos nas primeiras horas.

Enfim, depois do que pareceu uma eternidade, consegui convencer as enfermeiras a deixarem eu me levantar e ir ao banheiro. Sei lá, fazer minhas necessidades na comadre não parecia legal... Tive que esperar até depois da hora do almoço para poder me levantar. Posso dizer que consegui me levantar e ir andando praticamente sozinha até o banheiro, o que as enfermeiras disseram que é muito bom, sinal que estava me recuperando bem rápido. Mas é importante frisar que esses primeiros passos devem ser feitos com muito cuidado e prudência, afinal sua perna acabou de perder a veia mais longa dela (embora disseram que é dispensável para a circulação, mas sei não).

Um pouco depois veio o lancheeenho! São coisas bem leves como torrada, e bolachinhas (e sucos, e bolinho de chocolate, e gelatina), o que comi loucamente porque a fome já estava gritando. O médico passou com algumas recuperações para o pós operatório e meia hora depois fui embora para casa <3 Minha mãe tem algumas fotos que ela tirou quando eu estava no quarto, mas está no celular dela, se der depois passo para cá :)

Recuperação

O resto do primeiro dia (aliás, da primeira semana) é tudo muito entediante. É recomendado repouso quase que absoluto, e no primeiro dia nem pude tomar banho. Ele passou um anti inflamatório que esqueci o nome, Tylenol para dores muito fortes e a pomada para passar nos hematomas, a Hematom. A empresa farmacêutica que fabrica ela deve ter ficado riquíssima pela quantidade que tive que comprar, sério -n

O retorno da múmia, haha (mexi um pouco na perna direita também)

As bandagens só podem ser retiradas no dia seguinte. Foi um espetáculo a parte. Por baixo delas ainda existem gazes nos cortes e adesivinhos, e sangue seco fez partes da bandagem e da gaze praticamente colar na minha perna. Não vou mentir, doeu pra caramba! Não aguentei nem tomar banho sozinha, no primeiro dia a perna está muito dolorida e não consegui me manter de pé por muito tempo. Foi tenso.

Um pouco dos roxos


Minha perna ficou inteirinha roxa, algumas partes estavam praticamente pretas :O A foto acima só mostrou parte da coxa, mas atrás e embaixo estavam bem mais roxos que isso. A primeira semana passou tranquilamente, mas é bom seguir a recomendação do médico, ficar em repouso e usar e abusar da pomada. Gradualmente você vai percebendo que os roxos começarão a sumir. Ah, e uma semana depois fui tirar os pontos! Já estava bem melhor e andando normalmente, mas o médico recomendou que eu usasse a meia regularmente e ficasse mais um tempo parada, mais um bônus da minha mãe :/ (sim, eu estava muuuito inquieta em casa). E tirar os pontos não doi nada, mas é meio estranho...

No geral, a minha recuperação foi tranquila, mas depende muito da pessoa. Pra quem trabalha, recomendo que faça nas férias e peça uma licença de no mínimo duas semanas. Um mês depois, não tenho praticamente nada de roxos, só os três cortes feitos na perna esquerda ainda são aparentes (virilha, dobra da perna e calcanhar), mas acredito que vão sumir em greve. Uso a meia de segunda à sexta, umas 6 horas por dia. Aperta lindamente e incomoda mutcho nesse calor mas fazer o que né? Enfim, é isso e espero que ajude alguém na decisão de fazer a cirurgia! Porque além do lado estético, a qualidade de vida melhora bastante :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita little ghost!

Volte sempre :)

Hey!

Dúvidas, sugestões, críticas, whatever enviar para tatianeapsilvaa@gmail.com Beijinhos no ombro!

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates