Os mais importantes são:
-Carboidratos
-Lipídios
-Proteínas
-Vitaminas
-Ácidos nucleicos
Os carboidratos são fonte de energia principalmente, mas também pode ser estrutural (no caso da celulose, que reveste os vegetais, e da quitina esqueleto externo dos artrópodes). Existem vários tipos deles:
Monossacarídeos: O tipo mais básico de carboidrato. São classificados de acordo com o número de carbonos.
Trioses: 3 CTretoses: 4C
*Pentoses: 5 C (ribose e desoxirribose, importante para a formação do DNA e do RNA)
*Hexoses: 6C (Glicose, Frutose, Glactose, função energética)
Heptose: 7C
A fórmula molecular deles segue a estrutura CnH2nOn. Coloquei * nos mais importantes. Principais monossacarídeos são: (e é aqui que a zoeira vai começar, porque: 1- zoeira will never ends 2- zoeira é muito mais fácil de decorar)
Ribose: Produção do RNA
Desoxirribose: Produção do DNA
Glicose: A +++ no quesito energia. Encontrada em vegetais, sangue, mel... a maioria dos carboidratos maiores se convertem nela quando sofrem hidrólises.
Galactose: Tem no leitinho.
Dissacarídeos: É a união de dois monossacarídeos, cabô. Eles se unem através da síntese por desidratação, onde sai água. E na digestão sofrem hidrólise (quebra da molécula com adição de água). Do contrismo define, hahaha. Os mais importantes são:
Sacarose: (Glicose+Frutose, banana com açúcar pros mais íntimos, só que não) Tem na cana de açúcar e na beterraba. Se tem glicose é papel energético na certa.
Tio, me dá garapa!
Lactose: (Glicose + Galactose) Encontrado obviamente no leite e seus derivados, também tem papel de fornecer energia.
Maltose: (Glicose + Glicose, e quase que a lesada põe Glicose ao quadrado) É produto da digestão do amido, encontrado em alguns animais. Também tem papel energético. E o que lembra maltose, hein?
OVOMALTINEEEEE
Okay, agora vou ter que fazer a boquinha da madrugada.
Polissacarídeos: Moléculas grandes formadas por vários monossacarídeos, são insolúveis em água. Os mais importantes são:
Amido: Constituída de muitas glicoses (1400!!!!). Encontrado em plantas, que armazenam a glicose desnecessária no momento gerada por fotossíntese em forma de amido. É usado como reserva energética.
Fome do caralho, vou parar com isso
Celulose: Muita glicose meeesmo (cerca de 4000 moléculas). É encontrado como revestimento dos vegetais, com função estrutural. Nosso organismo não tem enzima pra quebrar essa grande molécula, então não aproveitamos nadinha dela, mas devemos lembrar que a celulose contém fibras, que incentiva os movimentos peristálticos no intestino e ajuda a merda a descer tranquilamente :)))))) Então fica a dica: Se estiver há alguns dias sem visitar o troninho, sem dinheiro pra comprar activia, manda a ver na saladinha verde!
Faço muito na hora da redação :'(
Glicogênio: Também formadas por muitas moléculas de glicose (30000, a porra tá ficando séria). Ela é mais de reserva, encontrada bastante no fígado e nos músculos.
Quitina: Formadas por açúcares (nada mais nada menos que nossos queridos carboidratos) + aminas, é predominantemente estrutural, fazendo parte do esqueleto externo dos artrópodes.
Bom, ficou faltando os lipídios, proteínas e vitaminas. Fica pra depois k
PS: Desculpem-me pelo post levemente idiota, estou com sono e bolada porque acabei de olhar o edital da USP e me deprimi. Se isso cair especificamente não vou lembrar nem morta :((
Nenhum comentário:
Postar um comentário